Postagens

Mostrando postagens de março, 2015

Origami 10: Frutas

Imagem
"FRUTAS" Banana, abacaxi, pêra, morango e maçã. Banana: quadrado, dobra no meio, dobra a pontinha até o meio e as pontinhas para dar o formato da banana. Vira e decora. Pêra e abacaxi: a partir da forma básica da "casquinha". Maçã: a partir da forma básica da "casquinha". Morango: a partir da forma básica do "copo", vira e decora.

Origami 9: Bichinhos

Imagem
"BICHINHOS" Sapo, pato, coelho, caracol e peixe ~**~**~**~**~ Todos esses bichinhos foram dobrados a partir da forma básica da "casquinha".

Origami 8: Maçã e espelho

Imagem
"MAÇÃ E ESPELHO MÁGICO" A partir da forma básica da "casquinha" você pode criar uma maçã e o espelho mágico da história "Branca de Neve". Maçã: é a dobradura da árvore (até o passo 4) e um quadradinho verde dobrado ao meio para ser a folhinha. Espelho: é a "casquinha". Dobras as duas pontas como está na figura acima. Opções: colar papel laminado para imitar um espelho, desenhar a imagem que aparece no espelho (da Branca de Neve, da madrasta, da criança, etc). Se quiser, pode colar um palito de churrasco forrado com papel crepom para ficar como um espelho com cabo pra segurar.

Origami 7: Margarida

Imagem
"MARGARIDA" Essa sugestão de flor serve para mural (colar ou desenhar o retrato da criança no centro), lembrancinha (dia das mães, primavera), pode colocar na horizontal e ser uma vitória-régia (só deixar as "pétalas" para cima).

Origami 6: Tulipa (flor)

Imagem
"TULIPA" A tulipa é uma flor bem conhecida pelos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais. Trouxe algumas variações feitas a partir da tulipa para enriquecer diversos trabalhos como: composições, cartões, enfeites para mural, lembrancinhas e etc. ♥ Esta imagem é do meu acervo pessoal de diagramas. ♥ Como lembrancinha: cole uma tulipa em uma lixa de unhas (cabo da flor) e uma folhinha de papel verde recortado, ou um triângulo dobrado (imitando a folha). Diagramas ♥ ♥ Diagrama do livro: "As dobraduras de Papelino" de Lena das Dobraduras (editora Nobel) ♥  Diagramas do livro "A feira" de Gláucia Lombardi (editora Paulus).

Origami 5: Casa e árvore

Imagem
"CASA E ÁRVORE" Composição de cena usando as dobraduras da casa e da árvore. Diagrama da casa: criação de K. Kasahara Casa com telhado duplo. Diagrama da árvore (minha árvore vai até o passo 4). Os demais passos servem para "arredondar" a figura, que é um recurso muito usado no origami.

Origami 4: Palhaço

Imagem
"PALHAÇO" Usei 2 casquinhas: cabeça (quadrado menor) e corpo (quadrado maior). Pode-se aplicar "mãozinhas", os pés (sapatões recortados e colados), gravata de papel crepom. Depois eu colo um palito de churrasco (encapado com papel crepom) atrás para virar um fantoche de vara.

Origami 3: Sorvete

Imagem
"SORVETE" Usando essa forma básica podemos brincar de montar "deliciosos" sorvetes! As bolas poderão ser de papel crepom amassado (dá volume) ou de círculos recortados. Se colar um palito de churrasco (encapado) atrás, a casquinha fica "em pé". Fica lindo!!!

Origami 2: Índio (rosto)

Imagem
"ÍNDIO" Forma básica: casquinha de sorvete A partir da forma básica (casquinha) podemos criar vários rostos variando os personagens. Na Educação Infantil, como nas Séries Iniciais, vale à pena nutrir a imaginação. Eu gosto de contar histórias (usando livros) com os personagens que farei usando a técnica do origami. Assim, "alimento" a imaginação e fica mais fácil para a criança visualizar as figuras. Podemos enriquecer a dobradura usando lápis de cera, como no exemplo abaixo:

Origami 1: Forma básica (casquinha de sorvete)

Imagem
Forma básica: "CASQUINHA DE SORVETE" A maioria das figuras que digitalizei foram criadas a partir dessa forma básica (apelidada pelos professores de "casquinha de sorvete"), as crianças chamam de "pipa". As figuras do origami surgem a partir de formas básicas, que mudam de nome conforme do local, pois ganham "apelidos" carinhosos de acordo com o quê lembram. Nesse diagrama do Saci você reconhecerá essa forma básica: